03 dez. 2015

Quiche que dá certo

Eu já disse que Quiche (era) meu trauma, né?! Ficava super chateada por não conseguir fazer uma coisa tão fácil, delicada e versátil…

Depois de fazer duas aulas sobre isso, alguns testes, e muito fracasso, eu já tinha desistido. Dai olhando algumas receitas que salvei há bastante tempo em uma pastinha “A Fazer”, encontrei essa quiche do Blog da Mariah, que me pareceu super fácil, e todos os comentários eram muito positivos. Gente, ficou MARA! Não teve erro mesmo! Amei que não precisa pré-assar a massa (técnica que geralmente é aplicada toda vez que essa tortinha é feita).

Acho super válido servir essa quiche como acompanhamento para as festas de fim de ano, seja no almoço, jantar, ou lanche.

A receita está tão bem explicadinha, que eu vou copiar pra vocês aqui, e só colocar minhas observações, tá?!

 

12233581_1029429430440602_965436804_n

 

Ingredientes para a massa:

– 250 g de farinha de trigo
– 125 g de manteiga com sal (tanto faz com ou sem, se for sem, depois joga uma pitada de sal na receita)
– 1 ovo
– 2 colher de sopa de água gelada para dar “liga” na massa (tem que ser gelada mesmo, ta?)

Modo de fazer a massa:

– Junte a farinha, manteiga e ovo até formar uma farofa.
– Acrescente as duas colheres de água gelada e amasse bem para dar liga.
– Obs: é amassar e não sovar, tá? Amassar delicadamente formando uma bolinha! (Se não for usar assim que terminar, embale em plástico filme até a hora de usar para que a massa não resseque).

Ingredientes para o recheio:

– 3 alhos poró cortados em rodelas beeeem fininhas
– 3 ovos
– 1 xícara 1/2 de creme de leite fresco
– 100 g de mussarela ralada
– 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
– Sal, pimenta e noz moscada a gosto

Modo de preparo do recheio:

– Com um fouet, bata os ovos e o creme de leite fresco.
– Refogue o alho poró na frigideira com um pouquinho de azeite. Depois, misture o alho no creme e acrescente os queijos. (eu esperei esfriar um pouco para misturar)

Montagem da quiche:

– Abra a massa com as mãos numa forma redonda de 22 cm, montando o fundo da torta e a lateral.
– Coloque o recheio e leve ao forno por + ou – 30 min (de 25 a 30) numa temperatura de 180 graus até dourar.
– É importante lembrar que cada forno reage de um jeito, por isso, fique atenta para não queimar ou para não tirar a quiche antes da hora.

Dicas da Bru:

– Tem que pesar, gente! Ou você tem um medidor muito, muito bom, ou compre uma balancinha… A minha eu paguei R$20 e é ótima, tira tara e tudo!

– Creme de leite fresco, aquele da garrafinha. Sabe pq?! O creme de leite fresco possui alto teor de gordura (35% = o dobro do que o da caixinha), e em algumas receitas – como essa, é essencial para que reaja de forma positiva e não talhe. Agora, algumas marcas tem creme de caixinha “Gourmet”, sei que a Piracanjuba tem, eles tem 30% de gordura, e dai sim podem substituir o fresco.

– Recheios: Super da pra arrasar nos recheios. Só se lembre de não usar nada que solte muita água (como abobrinha, por exemplo), pois vai amolecer o recheio, molhar a massa e sair tudo errado. Quero testar das próximas vezes Tomate Seco e Rúcula, e Bacalhau. Se quiser fazer de cogumelos, tem que refogar eles, esperar secar todinha a água, e esfriar, ok?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *