09 dez. 2015

Batata Hasselback

Esse é o nome desse preparo original da Suécia, mas eu também gosto dos termos Batata Laminada ou Batata Leque…

Dessa vez, como fiz para acompanhar um mignon ao molho funghi, o qual eu decidi que seria o destaque do prato, fiz a batata apenas na manteiga de ervas. Mas está nos planos rechear essas camadinhas com ingredientes deliciosos para acompanhar uma carne sem molho em uma futura refeição! Rsrs

 

Batatas Laminadas
Batatas Laminadas


Ingredientes:

– 1 batata grande (por pessoa)
– 1 colher generosa de manteiga de ervas em temperatura ambiente
– Papel alumínio (que não é ingrediente, mas vai precisar! Hahaha)

Preparo:

– Ligue o forno em temperatura máxima para pré-aquecer.
– Lave muito bem as batatas, e corte fatias bem finas sem chegar até o final, para que a base da batata mantenha as lâminas juntas.
– Espalhe a manteiga de ervas ao redor da batata e entre as fatias.
– Embale bem no papel alumínio e leve ao forno por cerca de 35 minutos, abaixando para a chama mínima depois dos primeiros 5 minutos.
– Depois desse tempo, abra o papel alumínio e aumente o forno na temperatura máxima, para dourar as batatas. Se o seu forno tiver grill, melhor ainda! Pode usar para deixar bem douradinha.

Dicas:

– Eu não coloquei sal e pimenta por conta da minha manteiga de ervas já estar muito temperada. Se a sua não for tão temperada, ou estiver usando manteiga normal, adicione sal, pimenta, e erva de sua preferência.

– A receita da minha manteiga de ervas está aqui, e como ela estava congelada, eu coloquei no microondas por 20 segundos antes de usar.

– Como eu disse lá em cima, você pode colocar recheios entre as camadas: Queijos diferentes, presunto de parma, bacon, cream cheese e cebolinha verde… Inclusive, da pra criar recheios “temáticos”, por exemplo: tomate, mussarela de búfala e manjericão = Caprese… Legal, né? Quero fazer assim também e ai mostro pra vocês!

2 comentários em “Batata Hasselback

    1. Olá Anttonelle! Seja bem vinda!
      Você pode acessar todas as receitas do blog clicando na área Receitas na barra superior da página. Se você não clicar e apenas passar o mouse em cima, o blog te dá as categorias de receitas (Entradas, Saladas, etc).
      Além disso, você pode curtir a página do blog no Facebook: Na Cozinha da Bruninha pois sempre compartilho lá a receitinha que posto aqui.
      Também tem Instagram @nacozinhadabruninha e Snapchat (Na Cozinha da Bru) onde você pode me acompanhar.

      Obrigada pela cia,
      Bjinhos,
      Bruninha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *