03 dez. 2015

Bolo de Cenoura

Sou dessas que acham que não tem “a mão boa” para bolo e pão, sabe?

Desde sempre, meus bolos ficavam baixinhos, nada nessa categoria dava muito certo para mim… Até por isso, meu repertório de bolo é limitado a duas receitas (HAHAHA Juro!).

Mas foram as que deram muito certo e são das melhores que já comi! Nunca errei esse bolo de cenoura… Ele é super macio e por isso eu indico que você não tente desenformar, pois a probabilidade dele quebrar é bem grande! Se for necessário mesmo, espere esfriar bastante e solte bem as laterais.

11131825_910618355655044_1202756555_n

Ingredientes:

– 2 cenouras médias descascadas e cortadas em rodelas
– 1 xícara de óleo
– 4 ovos inteiros
– 2 xícaras de farinha de trigo
– 2 xícaras de açúcar
– 2 colheres (sopa) de fermento em pó (Royal)

Preparo:

– Pré-aqueça o forno em fogo alto, unte e enfarinhe uma forma de alumínio, inox ou teflon.
– Bater as cenouras, o óleo e os ovos no liquidificador até ficar bem homogêneo.
– Peneirar a farinha e o açúcar em uma travessa grande, misturar o conteúdo batido no liquidificador e bater bem com um fouet.
– Quando estiver bem homogêneo, misturar delicadamente o fermento e colocar na forma.
– Assar cerca de 40 minutos na temperatura de 180º C, deixando os primeiros 5 minutos no fogo alto.

Cobertura:

Opção 1: Cobertura “durinha”: Em uma panelinha, misturar 10 colheres de sopa cheias de Nescau, 10 colheres de sopa cheias de açúcar, duas colheres de sopa de margarina, 4 colheres de sopa de leite. Mexer bastante em fogo baixo até ferver. Continuar mexendo por 2 minutos e colocar em cima do bolo (rapidinho, pois a calda começa a endurecer). Quando eu uso essa calda, não corto o bolo em quadradinhos. Demora cerca de 40 minutos para toda a cobertura endurecer completamente.

Opção 2: Fazer um brigadeiro de panela mole, usando 1 leite condensado (uso Moça), 3 colheres de sopa de Nescau e 1 colher de margarina (uso Qualy para cozinhar), e adicionar 1 caixinha de creme de leite no final (uso Nestlé). Cortar o bolo em quadrados na própria forma e regar com a calda.

2 comentários em “Bolo de Cenoura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 11 =