24 set. 2016

Le Creuset: Minha grande paixão e (pequena) coleção

 

Ah, Le Creuset… (suspirinhos…), por onde começar?!

 

As panelas mais famosas do mundo, feitas de ferro fundido e esmaltadas começaram a ser fabricadas (primeiramente em pequena escala) por dois produtores belgas em 1925 na França, precisamente em Fresnoy Le Grande, uma pequena cidade no norte do país. Conheça mais um pouquinho do histórico aqui.

 

Le Creuset: Minha coleção
Le Creuset: Minha coleção

 

5 anos depois, o desenvolvimentos dos produtos se ampliou com travessas e utensílios de cozinha, e desde então, para a nossa sorte e encantamento a marca só cresceu. Hoje é cabível dizer que a panela de ferro fundido é sim a grande estrela da Le Creuset (se pronuncia Lê Crusê) mas que é bem verdade que a infinidade de produtos que a marca dispõe hoje encanta “gourmets” e apaixonados por decoração, ahhhh, isso é!

 

Para vocês terem uma ideia, além das panelas de ferro fundido hoje são fabricadas linhas em aço inox, aço esmaltado, antiaderentes. Isso só na parte de panelas, pois também tem travessas de aço fundido e esmaltado, chaleiras, formas para assar, travessas e utilidades em cerâmica, acessórios para vinho, colheres e utensílios de silicone, livros, imãs de geladeira, e até guarda chuvas! Para conhecer a linha toda, vale a pena dar uma namorada no site da marca (programa frequente meu! Rsrs).

 

Como muitas leitoras pediram para ver minha coleção, fotografei com muito carinho para vocês, e vamos falar mais um pouquinho sobre a marca e cada produto enquanto vemos as fotos da

 

Minha coleção Le Creuset

 

Le Creuset: Minha coleção
Le Creuset: Minha coleção

 

Como vocês podem ver eu comecei com a linha laranja, que até hoje acho a mais perfeita. Mas com tantas cores lindas achei uma pena me limitar a uma cor só e comecei a colorir um pouco, então minhas ultimas aquisições foram na cor azul caribe. Muitas dessas coisas ganhei da minha família no meu Chá de Panela, outras trouxe da minha lua de mel (na Flórida), outras comprei na loja aqui de Curitiba. Conforme for mostrando, digo de onde é, tá bom?

 

A Panela de Ferro Fundido e Esmaltado

 

Le Creuset: A panela de ferro fundido e esmaltado
Le Creuset: A panela de ferro fundido e esmaltado

 

Essa minha panela é da linha mais clássica: De ferro fundido e esmaltado. Ela é tamanho 30, originalmente veio com um pegador preto de plástico, mas eu troquei por esse de inox para poder levar a temperaturas altas e por mais tempo. Essa eu trouxe da minha lua de mel, comprei no Sawgrass Mills do ladinho de Miami. Imagina eu carregando essa panela pra lá e pra cá na minha lua de mel… kkkkkkkkk meu marido não acreditava… Rsrs

(mais…)

Leia Mais

20 jul. 2016

Cristaleira Embutida

Oii Turminha! Tudo bem com vocês?

Eu recebo muitas perguntas sobre a minha Cristaleira. Por isso, resolvi fazer esse post explicando como ela foi feita, seus materiais e medidas…

Não que as medidas irão de alguma forma servir, pois varia de acordo com cada espaço que se tem disponível e projeto, mas de qualquer maneira, ajuda a ter uma noção mais real do que podemos visualizar pelas fotos, né?!

 

Cristaleira Embutida: Tudo o que você quer saber sobre a minha

 

Primeiro, acho importante mostrar “o todo” desse móvel: Ele consiste em um L composto pelo painel da TV e seus armários em cima e em baixo, e a cristaleira.

O material é Laca Alto Brilho Bege: O MDF é cortado, lixado, coberto por uma massa, lixado novamente, e pintado com pistolas de tinta.

Quando fomos definir as cores com o marceneiro, ele trouxe um catálogo igual aqueles de tinta de parede, com vários tons para escolhermos. Como fiquei em dúvida entre dois tons ele fez uma prova em um pedaço de madeira para termos certeza. Como não era um catálogo de tintas comerciais, não sei nem a marca e nem a cor da tinta, pois cada marcenaria trabalha com seus próprios fornecedores.

 

O painel tem uma profundidade de 5 cm, onde passam os fios da TV, Blue Ray e Home Theater, para que nenhum fio fique visível.

Pelo mesmo motivo de deixar o ambiente mais clean e discreto, optamos por fazer os nichos estreitos abaixo da TV para acomodar os aparelhos e caixinhas de som.

Embaixo dos nichos estreitos, temos esse maior bem no meio, que acomoda a caixa de som do home theater, e nas laterais são dois gavetões com a frente revestida com espelho bronze (mesma cor do painel de espelhos que tenho em frente a mesa de jantar).  Para nos livrar de puxadores e deixar o móvel mais discreto, os gavetões funcionam com o sistema Click, onde basta empurrar com a mão para abrir ou fechar.

O armário de cima (com spots embutidos) foi instalado por cima do painel, e tem dois módulos que foram colocados lado a lado. Suas portas abrem para cima, com sistema Basculante.

 

Cristaleira: o móvel todo compõe o painel da TV e armários + a cristaleira.
Cristaleira: o móvel todo compõe o painel da TV e armários + a cristaleira.

 

O cômodo que fica atrás da sala de TV é o quarto de visitas, e para criar a profundidade necessária para acomodar a cristaleira, quebramos a parede que divide a sala do quarto, assim utilizamos um espaço do quarto para encaixar a cristaleira, e depois escondemos o fundo dela com um móvel em L dentro do quarto.

 

A altura total dela, com a cristaleira + adega, é de 2,15 m (do gesso até o chão).

A largura com as bordas decorativas é de 91 cm, e 71 cm sem as bordas, apenas a parte de dentro.

A profundidade é de 44 cm.

 

Seu material é o mesmo do móvel todo: Laca Alto Brilho, com as portas e prateleiras de vidro, e um espelho no fundo.

 

Cristaleira
Cristaleira

 

A altura apenas dessa parte da cristaleira é de 1,85 m com as bordas, e 1,45 cm sem as bordas.

 

Cristaleira
Cristaleira

 

As prateleiras de vidro fixadas na laca com um pequeno suporte de metal cromado:

 

Cristaleira: Prateleiras de vidro fixadas na laca com um pequeno suporte de metal cromado.
Cristaleira: Prateleiras de vidro fixadas na laca com um pequeno suporte de metal cromado.

 

Em cima, temos dois spots de LED embutidos (eu fiz questão do LED, pois além da economia, fiquei morrendo de medo da luz comum esquentar demais e danificar meus cristais). A iluminação fica ainda mais legal pelo fato das prateleiras serem de espelho, assim a luz atravessa todo o móvel.

Caso as prateleiras fossem de madeira ou outro material, provavelmente consideraríamos outro tipo de iluminação, como fita de LED, ou até spots a cada prateleira, pois a luz não atravessaria entre as prateleiras se fosse embutida apenas em cima.

 

Cristaleira: Iluminação embutida.
Cristaleira: Iluminação embutida.

 

O espelho no fundo, além de refletir a iluminação e cristais, cria uma ilusão de maior profundidade:

 

Cristaleira: Profundidade
Cristaleira: Profundidade

 

A ultima parte não tem vidro, já é a laca do móvel mesmo. Todas as prateleiras tem uma altura de 36 cm.

 

Cristaleira: Peças grandes.
Cristaleira: Peças grandes e pratos na ultima prateleira.

 

A adega foi colocada em um nicho de 44 cm de altura x 48 cm de largura para. A profundidade é a mesma do móvel todo: 44 cm.

Nas laterais, 4 nichos de cada lado, para acomodar mais vinhos. A medida deles é de 10×10 cm (altura e largura) e 44 cm de profundidade.

 

Lembrando que é muito importante considerar as medidas da adega antes de colocar em prática os móveis. O ideal mesmo, é que ela já esteja até comprada quando você der o ok para o seu marceneiro. Já pensou fazer tudo sob medida e depois ela sair de linha?  😯  A nossa é da marca Easy Cooler e compramos na Spicy.

 

Cristaleira: Adega e Nichos para vinhos.
Cristaleira: Adega e Nichos para vinhos.

 

Espero que vocês tenham gostado de ver detalhes desse espaço que é um charme na minha casa, e que foi planejado com muita dedicação. Se ainda ficou alguma dúvida, pode me perguntar que farei o possível para responder, tá?!

 

Gostaria de lembrá-los do quanto é importante contar com bons profissionais para ter o resultado que você espera. Principalmente em apartamentos e ambientes pequenos assim (meu ap tem 76m²), cada espaço precisa ser bem utilizado, portanto eu considero de extrema importância ter a assessoria de uma arquiteta e optar por móveis planejados.

 

O projeto aqui de casa é assinado pela Ana Paula Sakagami Arquitetura.

Os móveis planejados são da AeD Marcenaria. Caso alguém queira o telefone para entrar em contato é só me pedir.

 

Beijos,

Bru.

 

 

Leia Mais

31 maio. 2016

Banheiro Social – Tour pelo AP

Oi amores! Bom, uma das coisas que meus leitores mais me pedem para fazer (além de receitas! rsrs) é um tour pelo meu ap.

Já mostrei algumas vezes no Snapchat cômodos aqui de casa, mas é aquela coisa, no snap sempre some, quem viu, viu, quem não viu não vai ver… Bom, para ficar arquivado e responder dúvidas de todos, resolvi fazer em posts um Tour pelo Ap. Pode ser que mais tarde eu faça um tour em vídeo, vamos ver se dá certo, mas por enquanto é post com bastante fotos e informações, e hoje vamos começar com o Banheiro Social.

 

Pessoal, é um ambiente bem pequeno, então me perdoem pelos ângulos ruins, é que não tem como fotografar direito mesmo, tá?!

 

Banheiro Social – O geral

 

Banheiro Social
Banheiro Social: Iluminação, espelho e cuba “embutida”

Olhando pelo lado de fora da porta, é isso que se vê do banheiro na parte de cima: A iluminação em cima da bancada, espelho e cuba.

 

Banheiro Social
Banheiro Social: Cuba “embutida” e armário de espelho

 

Na parte de baixo tem esse armarinho que é todo de espelho.

 

Banheiro Social
Banheiro Social

 

A Cuba “Embutida”

 

Banheiro Social
Banheiro Social – Cuba montada

Essa cuba “embutida” na bancada, na verdade é uma cuba montada com a própria pedra. O nome dessa pedra que eu usei é Travertino Bruto (também chamado de Travertino Rústico). Eu já tinha pesquisado esse modelo e amado, e quando chamei minha arquiteta Ana Sakagami (MARA!) para me ajudar com o projeto, mostrei algumas fotos de referência e ela estabeleceu o tamanho ideal (tanto da bancada, quanto da cuba, quanto da saia, que é essa parte de baixo) para o meu ambiente, que é pequeno, então precisava ser proporcional ao espaço disponível.

Banheiro Social
Banheiro Social – Cuba Montada

 

O projeto que a Ana fez com todas as medidas e desenho, foi para a marmoraria junto com as fotos de referência. Quem fez todas as pedras aqui de casa foi a Poli Rochas, e eu amei o trabalho deles. Desde o atendimento inicial, até a escolha de cada material, execução e montagem. Fui atendida com muita paciência e com muita dedicação para que todas as minhas exigências fossem cumpridas (e pra quem não sabe, eu sou MUITO exigente, tá?! Rsrs).

 

Depois de tudo isso encaminhado, eu e a Ana fomos juntas escolher todas as torneiras aqui de casa, para que cada uma ficasse adequada ao tipo de cuba que escolhemos. Essa torneira é da Lorenzetti, linha Lorenquadra Plus, e o modelo é Misturador Monobloco para Lavatório de Mesa – Bica Cascata. Olha ai ela aberta, que bonitona a tal da “cascata”…

 

Banheiro Social: Torneira Bica Baixa Cascata
Banheiro Social: Torneira Bica Baixa Cascata

O Papel de Parede

 

Para deixar esse ambiente com uma carinha de lavabo, optamos por colocar papel parede. Essa escolha foi possível por se tratar de um banheiro que seria usado ocasionalmente, apenas quando receber hóspedes, o que acontece uns 3 dias por mês, ou a cada dois, três meses, então a umidade do chuveiro não prejudica o papel (aqui nunca prejudicou, pelo menos).

 

Banheiro Social
Banheiro Social: Papel de Parede

 

Compramos todos os papeis de parede aqui de casa no Paraguay (Ciudad del Este), no Shopping Hill, que eu recomendo MUITO para comprar papel de parede. Além das várias opções, as meninas atendem muito bem, e o preço que já é bom, fica melhor ainda com as frequentes promoções que a loja faz. Já tem quase 3 anos que fomos comprar os nossos, e esse ano quando levamos a minha mãe para comprar para o ap dela, foi lá também.

 

Veja uma foto do meu papel mais de pertinho: Ele tem brilhinhos… *-*

 

Banheiro Social: Papel de Parede
Banheiro Social: Papel de Parede

O Box

 

Banheiro Social
Banheiro Social: Box Bronze

 

Como eu disse ali em cima, queríamos que esse banheiro tivesse “carinha de lavabo”, optamos por colocar um box de uma cor mais escura para isolar um pouco a área do chuveiro. Por esse mesmo motivo, ele vai até o teto, para que assim a “área molhada” apareça o menos possível.

O material é aquele vidro temperado comumente usado em box, apenas a cor que é a Bronze. Bronze, não fumê, tá?! O fumê puxa mais para o cinza/preto, enquanto o bronze puxa para o marrom. Basta dar um Google ai e você vai ver a diferença.

 

O Armário de Espelho

 

Esse armário é feito primeiramente em MDF branco, e depois revestido com espelhos. Tem essas duas gavetinhas, onde deixo alguns rolos de papel higiênico, toalhinhas, velas e “cheirinhos”, e também serve para dar um apoio para as visitas, caso queiram guardar alguma coisa. Em baixo ele tem rodinhas de silicone para facilitar a locomoção e limpeza, mas elas não aparecem nem se você abaixar para olhar, pois foi feito uma faixa estreita em MDF branco (eles chamam de saia, sainha) para esconder.

 

Banheiro Social: Armário de espelho
Banheiro Social: Armário de espelho

 

A única coisa que é um “se não” desse armário, é que eu deveria revestido a cuba por baixo com pedra ou com MDF para que o fundo da cuba e o sifão não refletissem no espelho. Minha arquiteta pensou nisso e me disse, mas chega uma hora que a gente não aguenta mais entra e sai de gente fazendo serviço em casa e desiste de algumas coisas, sabe?!

É muita dedicação física e psicológica que montar uma casa exige, por essas e outras, indico fortemente que vocês tenham um ótimo profissional (arquiteta) para te assessorar em tudo, assim como eu tive. Gente, arquiteta não é gasto não, é economia. Garanto isso pra vocês.

 

A Iluminação

 

Geralmente a iluminação de banheiro pequeno é composta por uma luminária central, e outra em cima da bancada, a qual optamos por colocar esses spots de cristal. São os mesmos que eu tenho no corredor e em cima do meu buffet.

 

Banheiro Social
Iluminação do Banheiro Social: Spots de Cristal

 

Veja como são apagados: (acesos são bem mais lindos, rsrs)

 

Banheiro Social
Iluminação do Banheiro Social: Spots de Cristal apagados

 

Para a iluminação central, minha arquiteta que percebeu meu gosto por luminárias “diferentes” sugeriu que colocássemos uma com fundo preto, e eu amei o resultado.

 

Banheiro Social: Iluminação Central
Banheiro Social: Iluminação Central

 

80% da iluminação aqui de casa também foi comprada no Paraguai, no Mundo das Lâmpadas – MDL, e é quase tudo LED também.

Comprar iluminação fora é bom demais, principalmente no preço e na variedade. Mas tem uma grande desvantagem da qual eu preciso alertar vocês: Não encontra as mesmas lâmpadas e reatores aqui no caso de ter que substituir. Já queimou lâmpada minha que eu fui na loja tentar encontrar igual e eles nunca viram. Tudo bem que é raro queimar LED, mas acontece.

Eu comprei e compraria novamente, pois acho que o valor vale muito a pena, e além de ter comprado algumas “reservas” quando fui, tenho amiga que mora em Foz e costumo ir para lá com certa frequência. Provavelmente esse não é o seu caso, então indico que você compre apenas as luminárias lá, e coloque as lâmpadas aqui. Ou, é claro, se você tem condições, sempre tem as marcas nacionais, com garantia, assistência e tudo mais. Sei que a Stella Design tem vários produtos diferenciados, e algumas opções assim com cristal. Mas de prepare para o valor…  😯

 

Ah, eu já fiz um post aqui sobre Cuidados com o Banheiro ao Receber em Casa. Tem mais algumas fotos de detalhes.

 

Você tem alguma dúvida sobre esse ambiente que não foi respondida nesse post? Pode me perguntar que eu respondo pra você, tá?!

 

Beijos!

Leia Mais