24 set. 2016

Le Creuset: Minha grande paixão e (pequena) coleção

 

Ah, Le Creuset… (suspirinhos…), por onde começar?!

 

As panelas mais famosas do mundo, feitas de ferro fundido e esmaltadas começaram a ser fabricadas (primeiramente em pequena escala) por dois produtores belgas em 1925 na França, precisamente em Fresnoy Le Grande, uma pequena cidade no norte do país. Conheça mais um pouquinho do histórico aqui.

 

Le Creuset: Minha coleção
Le Creuset: Minha coleção

 

5 anos depois, o desenvolvimentos dos produtos se ampliou com travessas e utensílios de cozinha, e desde então, para a nossa sorte e encantamento a marca só cresceu. Hoje é cabível dizer que a panela de ferro fundido é sim a grande estrela da Le Creuset (se pronuncia Lê Crusê) mas que é bem verdade que a infinidade de produtos que a marca dispõe hoje encanta “gourmets” e apaixonados por decoração, ahhhh, isso é!

 

Para vocês terem uma ideia, além das panelas de ferro fundido hoje são fabricadas linhas em aço inox, aço esmaltado, antiaderentes. Isso só na parte de panelas, pois também tem travessas de aço fundido e esmaltado, chaleiras, formas para assar, travessas e utilidades em cerâmica, acessórios para vinho, colheres e utensílios de silicone, livros, imãs de geladeira, e até guarda chuvas! Para conhecer a linha toda, vale a pena dar uma namorada no site da marca (programa frequente meu! Rsrs).

 

Como muitas leitoras pediram para ver minha coleção, fotografei com muito carinho para vocês, e vamos falar mais um pouquinho sobre a marca e cada produto enquanto vemos as fotos da

 

Minha coleção Le Creuset

 

Le Creuset: Minha coleção
Le Creuset: Minha coleção

 

Como vocês podem ver eu comecei com a linha laranja, que até hoje acho a mais perfeita. Mas com tantas cores lindas achei uma pena me limitar a uma cor só e comecei a colorir um pouco, então minhas ultimas aquisições foram na cor azul caribe. Muitas dessas coisas ganhei da minha família no meu Chá de Panela, outras trouxe da minha lua de mel (na Flórida), outras comprei na loja aqui de Curitiba. Conforme for mostrando, digo de onde é, tá bom?

 

A Panela de Ferro Fundido e Esmaltado

 

Le Creuset: A panela de ferro fundido e esmaltado
Le Creuset: A panela de ferro fundido e esmaltado

 

Essa minha panela é da linha mais clássica: De ferro fundido e esmaltado. Ela é tamanho 30, originalmente veio com um pegador preto de plástico, mas eu troquei por esse de inox para poder levar a temperaturas altas e por mais tempo. Essa eu trouxe da minha lua de mel, comprei no Sawgrass Mills do ladinho de Miami. Imagina eu carregando essa panela pra lá e pra cá na minha lua de mel… kkkkkkkkk meu marido não acreditava… Rsrs

Esse modelo pode ser usado em praticamente todas as fontes de calor: Fogão comum, fogão de indução, forno elétrico, forno comum, e há quem diga que até em brasa! Eu nunca tentei, mas pretendo… Rsrs

Dizem as lendas que antigamente aconteciam incêndios nas fazendas francesas, onde tudo era queimado e destruído pelo fogo, e quando voltavam para ver se dava para salvar alguma coisa, lá estava a panela, inteirinha!

 

Le Creuset: A panela de ferro fundido e esmaltado
Le Creuset: A panela de ferro fundido e esmaltado

 

Eu uso muito essa panela para fazer risoto, já fiz para 8 pessoas nela. Também já usei para fazer carnes no forno: selei no fogão, adicionei o restante dos ingredientes, tampei e levei ao forno em chama bem baixinha, para cozinhar por horas e horas… Maravilha que fica!

 

A panelinha do marido

 

Essa fofura aqui também trouxemos da lua de mel. Meu marido ficou doido por ela para colocar molhinhos ao lado da churrasqueira para pincelar nas carnes, como barbecue, azeite ou manteiga de ervas, etc… Mas confesso que ele não usa muito não, acho que esquece… Rsrs

 

Le Creuset: Panelinha de ferro do marido
Le Creuset: Panelinha de ferro do marido

 

Olha que fofa que ela é, de ferro mesmo! Uma mini panelinha… Ela também veio com o pegado preto de plástico e nós trocamos por esse de inox.

 

Le Creuset: Panelinha de ferro do marido
Le Creuset: Panelinha de ferro do marido

 

Stock Pot – O “caldeirão” para caldos

 

Já esse modelo na cor azul caribe chama Stock Pot, o material dela é aço esmaltado. A minha é a 26cm, com capacidade de 11,3 litros!

É perfeita para caldos (tenho uma amiga que fala que eu sou a louca dos caldos! Rsrs como não uso industrializados sempre faço em grande quantidade para congelar). Também gosto muito de cozinhar massa para muita gente nela. Mas não recomendo para sopas encorpadas, risotos, etc, pois ela é fina e gruda no fundo. Ela é mais específica para preparos com muita água mesmo.

 

Le Creuset: Stock Pot
Le Creuset: Stock Pot

 

Essa eu ganhei de presente de aniversário da minha mãe e irmãos. Na verdade eles me deram a laranja um pouco menor, e eu fui trocar pela maior mesmo. Me fazia muita falta um “caldeirão” desses, eu sofria fazendo meus caldos em outras panelas…

 

O porta utensílios, colheres de silicone e descanso de colher laranja eu trouxe da lua de mel também (mesma loja da panela), acho que umas duas colheres ganhei no meu Chá de Panela também… O descanso de colher azul caribe eu comprei na loja aqui de Curitiba quando estava com 30% de desconto em todas as linhas azuis.

 

Os utensílios: Moedor de Sal e Pimenta

 

Esses são xodózinhos meus e do marido também! Como ele é mais “responsável” pelas carnes por aqui, não abre mão de moer o sal e a pimenta na hora nos grelhados. Eu também uso muito em saladas, petiscos, enfim, praticamente tudo, menos feijão, água de macarrão, sopa, etc que precisa de muito sal e não rola ficar rodando o moedor né… Rsrs

 

Le Creuset: Moedor de Sal e Moedor de Pimenta
Le Creuset: Moedor de Sal e Moedor de Pimenta

 

Eles vem com a letra P (de pimenta) e S (de sal) para identificar.

 

Como todo moedor, de vez em quando é necessário esvaziar, limpar, deixar respirar um pouco… Geralmente evito molhar esse produto, acho o mecanismo dele complexo e delicado, então prefiro limpar com uma escovinha de dentes (que só uso para isso).

 

Confesso que de vez em quando ele “pira” e começa a moer pedaços grandes, mas quando isso acontece geralmente é hora de limpar, ou apertar esse pininho em cima, que conforme rodamos o moedor ele afrouxa. Mas tenho ele há 2 anos e certamente foi o melhor moedor que já tive. Tanto na casa do meu pai, quanto na casa da minha sogra, todos que comprávamos duravam poucos meses…

 

Le Creuset: Moedor de Sal e Moedor de Pimenta
PS: I love you!

 

Se eu não me engano esses eu ganhei no meu Chá de Panela também. Fiquei na dúvida se foi do Chá ou da Lua de mel, mas tenho quase certeza que foi no chá mesmo.

 

Saleiro

 

Tá ai mais um que não me lembro se veio da lua de mel ou do Chá de Panela… Rsrs Mas acho que foi do chá também… É que ganhei um “kit” da mulherada da minha família com muita coisa da Le Creuset… E como um pouco depois já foi a lua de mel eu confundo…

 

Le Creuset: Saleiro
Le Creuset: Saleiro

 

Puts, o que dizer dessa carinha que considero pacas?! Hahaha

Eu adoro esse saleiro! Acho ele super prático por não ter tampa para abrir, fica do lado do meu fogão direto, não deixa o sal úmido.

 

Pote de Alho e Porta Condimento

 

Essas são aquisições um tanto recentes, comprei aqui na loja de Curitiba.

 

O Pote de Alho cabe umas 3 ou 4 cabeças de alho grandes inteiras, e cabe mais se soltar os dentinhos. Ele tem furinhos em baixo para o ar circular, manter o pote sequinho e impedir que o alho mofe. Esse potinho só tem nessa cor bege/branca.

 

Le Creuset: Pote de Alho e Porta Condimento
Le Creuset: Pote de Alho e Porta Condimento

 

O Porta Condimentos azul caribe tem uma vedação de silicone na tampa, o que conserva super bem o tempero que for armazenado lá dentro. Eu guardo páprica defumada nele, mas já vi pessoas que não se adaptaram ao saleiro que é aberto, usarem ele como porta sal. Achei legal!

 

Le Creuset: Pote de Alho e Porta Condimento
Le Creuset: Pote de Alho e Porta Condimento

Conjunto de Óleo e Vinagre

 

Esse conjunto eu ganhei de duas amigas queridas no meu Chá de Panela. Uso para azeite de oliva e (geralmente) vinagre de vinho branco.

 

Os “vidros” são de cerâmica com as pontinhas em metal.

 

Le Creuset: Conjunto Óleo e Vinagre
Le Creuset: Conjunto Óleo e Vinagre

 

 

Pote para Mel

 

Esse Pote para Mel é uma fofura! Presente de Chá de Panela também. Ele já vem com essa colher para pegar o mel, ela tem o cabo de madeira e a ponta de silicone, daquelas para “enrolar” o mel e soltar em fio.

 

Le Creuset: Pote para mel
Le Creuset: Pote para mel

 

Panelinhas de Cerâmica: As Cocottes

 

Essas panelinhas de cerâmica são um charme! Tenho essas duas e sempre uso para servir patês ou petiscos nas entradinhas, ou para colocar purê, batata gratinada, escondidinho só para mim e meu marido.

 

Essas eu ganhei em uma parecia que Le Creuset fez com o banco, onde você tinha que apresentar um ticket do cartão de crédito de um valor X, e trocava por panelinha. Dai eu fui bem ryka lá na loja, comprei um monte de Le Creuset no cartão e ganhei mais essas! SQN! ahuehuuehheuueheu paguei conta e depois fui lá trocar  😀

 

Le Creuset: Panelinhas de cerâmica - As Cocottes
Le Creuset: Panelinhas de cerâmica – As Cocottes

 

Jarra 

 

Gente, tinha esquecido da minha jarrinha! Por isso ela não está lá na foto da coleção toda… É que ela também é nova, comprei junto com o descanso de talher naquela promoção de 30% de desconto nas linhas azuis na loja aqui de Curitiba.

 

Ela é na cor azul cobalto e tem capacidade de 500 ml.

 

Le Creuset: Jarra Azul Cobalto
Le Creuset: Jarra Azul Cobalto

 

“Também Quero!”

 

Você também é apaixonada por Le Creuset e está doida para começar sua coleçãozinha?! Veja minhas dicas:

 

  • Comece pelos itens mais importantes no sentido prático da coisa: Toda cozinha precisa ter um saleiro, moedor de sal, de pimenta… Você pode começar por eles, até por terem um valor bem menor do que uma panela, por exemplo…

 

  • Observe também os seus hábitos: Se você não cozinha tanto assim, mas faz questão daquele café da manhã delicioso, que tal começar pelo Pote de Mel ou uma Manteigueira?!

 

  • Fique de olho nas promoções: Se cadastre no site da Le Creuset e você será avisado por e-mail sempre que uma linha estiver com descontos… Geralmente as promoções se aplicam ao site, lojas próprias, e até lojas de presentes que vendem a marca. Esse mês as linhas azuis estavam com desconto, mês passado foi o amarelo dijon (Perdi! Que raiva…), sempre tem uma cor valendo a pena… Hehehe
  • Viagem = Oportunidade. Tendo a oportunidade de viajar para fora, pesquise sempre as lojas e outlets da cidade ou proximidades de onde você está indo.

 

  • Em contra partida, apesar dos valores serem MUITO mais amigáveis lá fora, aqui você tem a opção do parcelamento e de não ter que carregar todo aquele peso pra lá e pra cá… Que tal o combo Promoção da linha X + Parcelamento?

 

  • Aniversário, Natal, Dia dos Namorados, Dia das Crianças (hauheuehueueu) Tá bom que não precisa ser em todos, né?! Mas que tal dar aquela diquinha de presente para o marido, para a mamãe, quando uma data comemorativa está se aproximando?

 

  • A vida é feita de escolhas… Não adianta, quem não tem dinheiro a vontade, tem que definir prioridades… Você acha que quantas vezes eu deixei de comprar bolsa, sapato, roupa, para comprar coisas de cozinha? É assim mesmo, podia comprar uma carteira nova, voltar de viagem com uma bolsa ou relógio, mais perfume e maquiagem (e não teria nada de errado com isso! Lógico que eu adoro tudo isso também. Sou mulher e sou vaidosa…), eu apenas escolhi investir no que sou mais apaixonada e tenho certeza que vai durar uma vida.

 

  • Devagar e sempre: Uma coisinha aqui, uma coisinha ali, quando você vê já tem várias peças colorindo sua cozinha!

 

Espero que tenham gostado,

 

Beijos,

Bru.

 

13 comentários em “Le Creuset: Minha grande paixão e (pequena) coleção

  1. Adorei o Post… Sou louca por toda as criações da Le Creuset…
    Assim que estiver de casinha nova, uma das minhas primeiras aquisições, será a panela de ferro e os moedores… Adorooooooooo

  2. sou apaixonada pelo saleiro aberto, que invenção maravilhosa! Tbm deixo ao lado do fogão rsrsrs muito prático. Concordo que é o melhor moedor de sal da vida!!! rsrsr Fiz justamente isso, comecei minha mini coleção pelos itens praticos. Que post lindo rsrsrs tbm compartilho dessa paixao! ♥

  3. Adorei seu post. Também sou (muito!!!) apaixonada pelas peças Le Creuset. Já tenho uma pequena coleção (canequinhas para café, pratinhos de sobremesa, porta-temperos, bule, leiteirinha, jarra, tigelas, travessa para massas,… todos vermelhos e lindos!!!). São utensílios maravilhosos, duráveis, práticos. Estava na dúvida em comprar o saleiro, mas você me convenceu. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =