05 maio. 2016

Macarrão Alfredo

Macarrão Alfredo (ou Fettuccine Alfredo, ou qualquer outra massa Alfredo) é um prato tão comum, tão citado, que talvez por isso nunca esperei muito dele. Rsrs A verdade é que toda vez que via a receita ou foto desse macarrão, achava tão básico que sempre julgava como uma receita sem graça. Grande erro, Bruninha! Prova de que tantas vezes na cozinha menos é mais, essa massa que leva poucos ingredientes e é tão fácil de fazer, me surpreendeu.

 

Com esse friozinho que está fazendo, que tal mimar seu amor, família ou amigos com essa massinha e um vinho?

 

Macarrão Alfredo
Macarrão Alfredo

Ingredientes para 4 pessoas:

 

  • 400g de macarrão (use Fettuccine ou Tagliatelle)
  • 750 ml de creme de leite freco (1 garrafinha e meia) – Caso você não encontre, ou não possa comprar o creme de leite de garrafinha, pode usar a mesma quantidade de nata diluida com um pouco de leite integral, ou Creme de Leite
  • 1  1/2 xícara de queijo Parmesão ou Grana Padano ralado + um tanto para servir a parte
  • 100g (1/2 tablete) de manteiga
  • Sal
  • 1 pitada de Noz Moscada (opcional)

 

Como Fazer Macarrão Alfredo

 

  • Esquente a água para cozinhar o macarrão. Depois de quente adicione sal e cozinhe a massa até ficar al dent. Reserve um pouco da água do cozimento para usar caso necessário.
  • Equanto a água ferve e o macarrão cozinha, em uma panela grande, adicione o creme de leite e a manteiga e ferva por alguns minutinhos, até dar uma leve encorpada. Desligue o fogo e adicione o queijo, mexendo bem para que ele se derreta e tudo se misture muito bem. Pode ligar a chama bem fraquinha caso não derreta apenas com o calor do creme.
  • Prove e regule o sal, adicione uma pitadinha de noz moscada. Caso o creme tenha ficado muito encorpado, adicione 1 concha do caldo do cozimento do macarrão.
  • Adicione o macarrão no creme e mexa misturando delicadamente até o macarrão estar envolvido pelo molho. Caso perceba que a massa está sugando muito molho, ou que está um pouco seco, adicione 1 concha da água do cozimento da massa.
  • Passe para uma travessa ou prato e está pronto para servir. Aqui colocamos mais um pouquinho de queijo por cima e grelhamos um filézinho de mignon apenas com sal e pimenta do reino para acompanhar.

 

 

 

 

 

2 comentários em “Macarrão Alfredo

  1. Bom dia Bruna!

    Meu nome é Rose e assim como sua amiga tbm estou morando no Canadá, cheguei a pouco mais de um mês e me acostumando em doses homeopáticas.
    Adoro suas receitas, mas agora tem ingredientes que não consigo encontrar por aqui, hoje quero fazer esse macarrão que parede dos Deuses.
    Então, vou procurar creme de leite de garrafinha ou nata..que todos os chefs me ajudem a encontrar ..rss
    Obrigada e tenha um ótimo final de semana.

    😘

    1. Oiii Rose!
      Que bacana, onde vc mora aí no Canadá?!
      Será que vai ser difícil encontrar o creme de leite? Se eu não me engano a Jé compra aí… Vou dar uma perguntada pra ela!
      Bjs e obrigada pela cia internacional! Rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 4 =