06 dez. 2015

Mesa Posta: Um pequeno acervo

Queridas e queridos: o blog é novinho em folha, mas a paixão é antiga, e o Instagram (@nacozinhadabruninha) e a página do Facebook funcionam desde março. Então, tenho um pequeno acervo de Mesa Posta.

 

Agora que temos o blog, pretendo fazer fotos com a câmera, e mostrar além do todo, os detalhes de cada mesinha. Mas como dessas anteriores tenho fotos mais simples, e geralmente apenas uma foto de cada mesa, resolvi reunir tudo em um post para vocês! A maioria são mesas simples, que fiz para o dia a dia meu e do meu marido, ou para receber amigos queridos, mas acho que tudo o que é bonito vale a pena ser compartilhado, pois mesmo uma ideia simples pode ser inspiradora, não é mesmo?! Vamos lá?

 

A Dois ❤

 

IMG_5686

 

Na foto acima, usei guardanapos de papel dobrados em leque, o porta guardanapos de limão siciliano, eu mesma que fiz: Comprei os galhos com limão e folhinhas em loja de flores permanentes e colei com cola quente em argolinhas de acrílico (aquelas usadas para cortinas). O que sobrou de material, deixei solto para montar vasinhos (como fiz nessa mesa). Para completar, um verdinho que faz parte da decoração da minha casa, com borboletas e velinhas. Sempre devemos ter verdinhos e velas em casa. Você vai ver em muitas fotos nesse post, como muitas vezes isso é o suficiente para montar uma mesa bonita.

 

iPhone 03.07.2013 016

 

Ahh, essa é uma das minhas preferidas! Tão alegre e cheia de vida… Esses jogos americanos são na cor cru, com algumas listrinhas coloridas que combinam perfeitamente com noites italianas ou mexicanas. Os guardanapos de xadrez vermelho são um dos que eu mais uso, aqui em casa ele compete seriamente com o branco! Rsrs esses foram feitos pela avó do meu marido, que caprichosamente, costurou vários itens do meu enxoval. Os porta guardanapos de flores (que eu amoooo, esse acho que esse é meu preferido) foram feitos por mim. Esses eu terei que fazer outro post para explicar para vocês, pois foi um pouquinho mais trabalhoso do que apenas colar com cola quente. No centro da mesa, os vasinhos coloridos que comprei na Casa China aqui em Curitiba, com gérberas coloridas. Para trazer um pouquinho mais de aconchego, adicionei as velinhas e rolhas de vinho.

 

iPhone 03.07.2013 023
Detalhe do porta guardanapos e talher próprio para massa, da Tramontina.

 

iPhone 03.07.2013 089

 

Se a mesa anterior é a que eu mais gosto, acho que essa é uma das que menos gosto! Rsrs Quando fiz essa mesa, as florzinhas ainda estavam soltas (hoje elas já viraram PGs), então ficou mais fácil de posicionar nos vasinhos, que enchi com porta guardanapos de pérolas.

 

Porta guardanapos de pérolas: o mesmo usado para preecher os vasinhos
Porta guardanapos de pérolas: o mesmo usado para preencher os vasinhos

 

iPhone 03.07.2013 152

 

Não disse que uso muito esse guardanapo vermelho? Aqui, usei inclusive como jogo americano. Nos vasinhos de prata (da Le Lis Blanc Casa) coloquei porta guardanapos de rosas para fazer o lugar das flores. Essa plaquinha de lousa eu trouxe da minha lua de mel, comprei na Michaels de Fort Lauderdale e uso demais! Para ficar mais aconchegante, bolas decorativas e velas.

 

iPhone 03.07.2013 266

 

Acho essa mesa uma graça! Adoro a delicadeza da prata com as lavandas (tudo artificial). As taças são do jogo de cristal lindo que ganhei da minha sogra, ela tinha desde que casou. Aqui, dos quatro castiçais, usei dois para velas, e dois como vasinhos. Estou com saudade dessas florzinhas, e tenho planos com elas para muito em breve.

 

 

Para um charme a mais, adicionei galhinhos de lavanda também na argola de guardanapo.
Para um charme a mais, adicionei galhinhos de lavanda também na argola de guardanapo.

 

12244294_1682892345290096_1137532304296696657_o

 

Mais uma mesinha com lavanda. Dessa vez misturei um pouco e usei guardanapo com flores azuis. As pastilhas decorativas com formato de diamante são da Tok Stok, e nos vasinhos menores, as velas são a pilha!

 

11162333_1643656362547028_8981519864713278201_n

 

Ah, amo essa mesa. Parece que estou no filme da Rainha do Gelo (kkkkkkkkkkk), salva pelas velas e verdinhos! Achei muito chique essa combinação. Ganhei o trilho da minha cunhada, os castiçais, novamente usei dois com vela e dois como vasinho. As pastilhas são as mesmas da mesa anterior. Percebam que coloquei um pratinho em baixo da mini sopeira, isso é importante, pois sopa geralmente escorre, fica mais seguro e charmoso usar um pratinhos em baixo. Usei guardanapos de papel com as barrinhas “rendadas” sempre tenho em casa esse modelo.

 

IMG_5933

 

Noite de japinha: Sempre tem aqui! Quando vou ao Mercado Municipal aproveito para comprar sushi e tofu nas lojinhas japonesas, e o sashimi peço para cortar direto na peixaria. Jantar delicioso e econômico garantido! Esse joguinho de servir compramos um kit da Chandon que veio os pratinhos, hashis, e esteirinhas de jogo americano.

 

Para receber gente querida ❤

Fotos iphone 2006

Essa foi uma das primeiras mesinhas que fiz aqui em casa (vocês vão perceber que não tinha nem cadeira ainda… Usamos cadeiras de plástico por alguns meses, até poder comprar as cadeiras que queríamos…). Esse dia recebi três amigas da faculdade, e como seríamos em apenas quatro, e um prato único, optei por servir direto na mesa, sendo que geralmente uso esse balcão que fica atrás da mesa para dispor os pratos. Essa foto é um bom exemplo de como a nossa casa deve estar pronta para quando o convidado chegar: nada de bagunça, sem louça na pia, e tudo o que vamos usar já disposto, como temperos, taças, travessas, etc. As velinhas estavam apagadas pois tirei durante a tarde, antes delas chegarem… Na época eu nem imaginava que teria um blog…

Fotos iphone 2008
Dobra do guardanapo como porta talheres

 

Detalhe do guardanapo dobrado de maneira que acomode os talheres. Se vocês quiserem, posso fazer um post dobraduras e formas de usar tanto o guardanapo de tecido, quanto o de papel. Eu não sei tantas assim, mas tudo o que sei posso dividir com vocês!

 

Fotos iphone 2062

 

Ah, que saudade desse dia! Minha mãe e irmãos (que moram em Campo Mourão) vieram nos visitar. Fomos passear em lojinhas “gourmet” durante a tarde, e chegando fiz essa mesinha e fizemos eu fiz um risoto. Quando eu disse que verdinhos e velas são importantes, repare nessa mesa: Não tem nada de mais ai no centro… Um porta velas, rolhas, e vasinhos da decoração da minha casa. Jogos americanos brancos, que são os primeiros que devemos comprar, um prato raso em baixo e um fundo em cima (eu gosto de usar prato fundo para risoto! Me julguem… Rsrs). Os guardanapos de seeeempre… Esses porta guardanapos, eram fitinhas de bem casados de um casamento que fomos (eu não peguei tudo isso de bem casado, ta? Hahaha minha amiga me deu os dela também!).

 

Fotos iphone 2230

 

Olha que delicadeza! Esse foi um fim de domingo em que recebemos meus sogros para tomar um café. Mesmo comprando tudo pronto, arrumamos tudo em travessas bonitas…
Muitas vezes temos o costume de ficar esperando uma ocasião especial para usar aquela toalha que amamos, os itens de prata e porcelana… Acontece que todo momento que passamos com quem amamos é especial!
Além disso, de nada adianta investir em um monte de coisas lindas, se elas só ficam guardadas enquanto você serve o pão no saquinho da padaria, não é mesmo?
Aqui a dica é colocar o requeijão, margarina e manteiga em potinhos menores de vidro, porcelana, ou o que tiver… A mesa fica muito mais bonita livre das embalagens desses produtos!
E se sobrar, basta passar um plástico filme e usar novamente no café da manhã do dia seguinte!

 

iPhone 03.07.2013 286

 

Pelo visto eu tinha esquecido de colocar os talheres! Hahaha Essa mesa é um ótimo exemplo de como é possível ter itens de mesa sem investir muito: Os guardanapos foram costurados pela avó do meu marido, os porta guardanapos de pérolas, feitos por mim, os porta velas comprei na Casa China aqui em Curitiba, o vaso no Mini Preço e paguei R$ 3, gente!!! 3! Agora quem vai me falar que não tem dinheiro pra comprar coisa bonita pra mesa, ein?? Ah, as flores são astromélias.

 

Fotos iphone 2079

 

Que fase gostosa! Nesse dia nossos queridos amigos e vizinhos Jé e Cadu tinham acabado de voltar de lua de mel. Como nós quatro estávamos doidos para nos ver (após apenas 1 semana separados, kkkkk) e queríamos saber de todos os detalhes da viagem, fizemos um jantarzinho aqui em casa. Tudo foi de ultima hora, mas como o momento era especial, não podia deixar de demonstrar meu carinho pelo momento que eles estavam vivendo. Acendi velinhas, coloquei os passarinhos que fazem parte da decoração da minha casa pra simbolizar “os pombinhos”, e escrevi mensagens carinhosas na plaquinha de quadro negro. O guardanapo de papel, foi dobrado e serviu como porta talher.

 

Fotos iphone 2266

 

De novo? Jogo americano cru, guardanapo xadrez, velinhas e bolas decorativas…?! Ta, o que quero mostrar pra vocês nessa mesa, são outras dicas super bacanas que com certeza você vai usar na sua casa:

 

Fotos iphone 2269

 

Aprendi com a minha cunhada a sempre guardar vidrinhos charmosos de azeite (e de qualquer outro produto que for bonito). Aqui ele virou vasinho e nem precisou de flor: um pouco das ervinhas que eu usei na cozinha, também vieram pra mesa. E você reparou nos meus “castiçais”?! Basta encher uma taça com rolhas, virar na mesa, e apoiar a vela em cima (preferencialmente coloque um pratinho em baixo da vela, ou use uma com suporte, assim não cai cera na sua taça. Mas se cair é facinho de tirar depois de seca, ta?). Veja mais de pertinho:

 

 

 

Fotos iphone 2270
Castiçal de taça

 

A mesa abaixo, é da primeira recepção que fizemos para a nossa turma de amigos aqui em casa: Noite de Open House, e tem um post dedicado exclusivamente a ela aqui, tudo beem explicadinho!

Mesa de petiscos
Mesa de petiscos

 

Para finalizar, não é bem uma mesa posta, mas é uma mesinha! Rsrs esse dia, minha cunhada veio aqui em casa para fazer hidratação e cortar as pontinhas do cabelo (sim, minhas amigas dizem que tenho outros “dotes”! Hahaha). Como no meu prédio tem um espaço mulher, com lavatório, bancadas com espelhos, etc, resolvi que teríamos uma noite gostosa e diferente naquele espaço. Aproveitei esse aparador que tem lá, e levei espumante, taças, chocolates e alguns petisquinhos como frios e pastinhas com barquetes para beliscar enquanto a noite passava. Já que ia usar minha champanheira laranja, e um paninho de apoio da mesma cor, passei comprar lírios para combinar com as outras coisinhas. Só não pode esquecer de levar guardanapos e palitinhos para auxiliar com os frios, ta?!

 

IMG_5793
Recebendo a cunhada para uma noite de mulherzinha!

 

UFA! Cansei, e vocês também devem ter cansado, né?!

Como o post ficou muuito grande, e as fotos de outras mesinhas que tenho não estão com a qualidade tão boa para virem pra cá, vou parar por aqui. Acho que já tem um pouquinho de informação e inspiração para você se aventurar na sua casa…

 

Quem quiser ver mais algumas mesas como essas, no meu Instagram (@nacozinhadabruninha) tem a #mesasdabru que marco sempre que fotografo e posto lá.

 

Se você gostou dessas dicas e se inspirar para fazer na sua casa, ou tiver outra ideia bonita, pode fotografar e encaminhar para mim, pois aqui no blog, a área Na Cozinha do Leitor é dedicada à você, à sua casa, e ao que você aproveita daqui, e você sempre será bem vindo! Pode ser até foto do celular, desde que com boa qualidade e foco, ta?!

 

Um beijo e até breve…

Bru

2 comentários em “Mesa Posta: Um pequeno acervo

  1. Que mesas lindas, perfeitas!
    Bruna vc casada a tão pouco tempo, faz tanta comida maravilhosa e tanto conhecimento, ficam lindos.
    Parabéns!!! Amando o blog bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =