22 abr. 2016

Molho Branco ou Molho Béchamel – O passo a passo

Boa Noite, meus amores! O Molho Branco ou Molho Béchamel é uma base de cozinha muito importante, que é necessária para executar várias receitas. Como semana passada preparei um, aproveitei para fotografar o passo a passo e explicar o mais detalhadamente possível para vocês. Por favor, se gostarem, guardem essa receita com carinho, pois como eu disse, vamos usar ela em vários pratos, como lasanha, macarrão, e também servir de base para outros molhos, como o funghi e 4 queijos, por exemplo… Mas sempre que tiver uma receita aqui no blog que formos usar, eu vou linkar esse post pra vocês clicarem, ta bom?!

 

Além disso, queria dizer pra vocês que eu sei que já fazem dias que estou meio ausente de todas as redes do Na Cozinha. Acontece que as ultimas semanas foram realmente muito corridas, domingo teremos o batizado da nossa afilhadinha, tive alguns afazeres deliciosos referente a isso, fui ajudar meu marido alguns dias, recebi visitas, enfim… Estava muito corrido e com muita coisa pra fazer mesmo, por isso, nem abasteci as redes, e nem teve nada de diferente por aqui também.

 

Aos queridos leitoras e leitoras que me acompanham (pelo Instagram, Facebook, Snapchat ou blog, eu leio tudo o que me mandam em todos esses canais), me pedem receitinhas, respondem minhas perguntas, saibam que eu anotei tudo o que vocês me pediram, e vou fazer tudinho e passar pra vocês, tá?! Mas quando fica mais corrido aqui, demora um pouquinho mais… Sei que muita gente quer o passo a passo do arroz e feijão, rocambole de carne, lasanha, empadão (que espero fazer um vídeo). Como quero fazer tudo bem feito, peço a paciência e a companhia de vocês enquanto não sai tudo, ta bom?!

 

 

Ingredientes para o Molho Branco

 

  • 1 litro de leite integral
  • 50 g de manteiga (50 g é 1/4 de um tablete de 200 g)
  • 50 g de farinha de trigo (eu pesei na minha balancinha, mas é cerca de 2 colheres de sopa)
  • 1/2 cebola piquet (é 1/2 cebola com uma folha de louro espetada com 3 cravos da Índia)
  • Noz moscada
  • 1/2 xícara de queijo Parmesão ou Grana Padano ralado
  • Sal

 

Como fazer Molho Branco: Passo a Passo

 

  1. Vamos aromatizar o leite usando uma cebola piqué. Basta descascar e cortar ao meio uma cebola, e prender 2 folhas de louro com 4 cravinhos da Índia. Coloque o leite em uma leiteira e essa cebola dentro. Ligue o fogo e desligue assim que ferver. Cuidado para não deixar subir e sujar tudo o fogão.  😕  (Esse passo é opcional, você pode fazer diretamente usando o leite da caixinha, mas eu sempre faço isso por agregar ao molho.

 

Molho Branco: Aromatizando o leite
Molho Branco: Aromatizando o leite

 

2. Deixe esfriar um pouco, até o leite estar morninho ou frio. Com uma escumadeira ou peneira, retire a cebola piqué e a nata que se formou e descarte-os. Caso tenha optado por usar o leite puro direto, sem aromatizar, você pula esse passo. Mas saiba que está perdendo sabor, tá?!

Molho branco: Aromatizando o leite
Molho branco: Aromatizando o leite

 

3. Na panela que for fazer o molho, adicione a manteiga e a farinha de trigo. Essa misturinha que iremos fazer agora se chama roux (lê rú) e serve para engrossar molhos, caldos, sopas…

Importante: Os chefs indicam que primeiro derreta a manteiga e depois junte a farinha. Eu sempre coloquei tudo junto por achar mais fácil, e na minha humilde opinião de amadora não muda em nada o resultado final.

Molho Branco Passo a Passo
Molho Branco passo a passo: Manteiga e farinha para o roux.

 

4. Ligue o fogo e misture tudo muito bem, até ficar bem dourado (um pouquinho mais dourado do que está na foto, inclusive).

Eu indico que você use um fouet para preparar esse molho, pois ele ajuda a ficar mais lisinho, sem pelotinhas.

Repare que esse meu é revestido com um silicone vermelho, tem que ser assim para não riscar a panela, pois o aramado pode riscar.

Ahhhh, há quem diga que o roux atingiu um ponto ideal quando cheira pipoca! Eu sinto um pouquinho o aroma… Hehehe

Molho Branco Passo a Passo: Roux
Molho Branco Passo a Passo: Roux

 

5. Com o roux douradinho, vamos começar a adicionar o leite aos pouquinhos. Coloque primeiro o equivalente a 1/2 copo mais ou menos e mexa vigorosamente para que o roux se encorpe ao leite.

Só um pouquinho de leite !
Só um pouquinho de leite !

 

6. Misture bem o leite ao roux até que vire um creme homogêneo. Ai repita o processo: Adicione mais um pouco de leite e encorpe bem.

Começando a ficar com carinha de Molho Branco!
Começando a ficar com carinha de Molho Branco!

 

7. Continue mexendo e cozinhando mais um pouco, vai ficar um creme bem grosso e bonito, como na foto abaixo.

Molho Branco Passo a Passo

8. Quando nosso molho atingir o ponto acima, podemos misturar todo o leite restante. Continue mexendo até o molho atingir a textura que você deseja: quanto mais tempo cozinhar, mais grosso vai ficar.

Caso cozinhe por 10 minutos e não atinja o ponto que você deseja, pode adicionar mais uma colherzinha pequena de trigo ou maisena diluída na água. Eu detesto molho muito grosso, então não preciso fazer isso quase nunca. É indicado um molho mais encorpado apenas no caso de lasanhas, mas ai o ideal é que você já aumente a quantidade de farinha e manteiga no início da receita.

Adicione todo o leite restante.
Adicione todo o leite restante.

 

9. Com o molho na consistência desejada, vamos desligar o forno e finalizar. Primeiro, rale um pouco de Noz Moscada (eu ralo um monte, não só um pouco… Rsrs mas vai do seu gosto). É indicado que sempre use noz moscada no Molho Béchamel, e para mim é indispensável.

Noz Moscada no Molho Branco: Sempre, toda vez, sem falta.
Noz Moscada no Molho Branco: Sempre, toda vez, sem falta.

 

10. Adicione o queijo ralado, mexa muito bem até que ele se derreta e esteja completamente misturado ao molho. Adicione sal, prove, regule o sal.

Com o fogo desligado adicione o parmesão e misture muito bem.
Com o fogo desligado adicione o parmesão e misture muito bem até que ele derreta e se encorpe ao molho.

 

Se você seguiu todos os passos bem certinho até agora, nesse momento deve estar com um lindo, lisinho e delicioso Molho Branco como esse:

 

Molho Branco ou Molho Béchamel Pronto. Lindo, delicioso e lisinho.
Molho Branco ou Molho Béchamel Pronto. Lindo, delicioso e lisinho.

Dicas da Bru:

 

  • Como eu disse, não gosto de molho muito grossão não, por isso considero a quantidade de 50 g de manteiga e 50 g de trigo bem adequada. Mas é sempre necessário pensar no que será feito com o molho, para definir sua consistência, por exemplo: Se você for levar ao forno para gratinar, tende a secar, então precisamos deixar um molho bem fluído para que não vire um purê depois que sair do forno.

 

  • Se você adicionar queijos para fazer um 4 queijos (indico Parmesão, Gorgonzola, Provolone e Mussarela), os queijos vão derreter e “pesar” um pouco no molho, por isso ele deve estar bem fluído para receber os queijos e chegar na textura adequada depois que eles se derreterem.

 

  • Já se você for fazer uma lasanha, e deixar o molho “fininho” como nos casos anteriores, ele não vai fazer tanto volume e nem firmar na lasanha. Por isso indico que para lasanha, ao invés de 50 g de manteiga e farinha, se use 75 g para garantir um molho mais encorpado.

8 comentários em “Molho Branco ou Molho Béchamel – O passo a passo

  1. Oiiii
    Aqui vc diz “e também servir de base para outros molhos, como o funghi e 4 queijos, por exemplo”
    Na receita do Conchoglioni a Cremona, vai uma Receita de Molho Fungui Pronta, como seria exatamente essa receita?
    Obrigada!
    Parabèns pelas receitas :*

    1. Minha querida, me desculpe!
      Realmente deu um probleminha no link e não estava entrando na receita do Molho Funghi.
      Acontece que deveria redirecionar quando você clicasse em cima de onde dizia Molho Funghi, e ele abriria a receita em outra página. Mas agora eu já arrumei e está tudo certinho.
      De qualquer forma, a receita desse molho está aqui: http://www.nacozinhadabruninha.com.br/nhoque-de-mandioquinha/

      Obrigada pela visita! Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 3 =