15 dez. 2015

Noite do Hambúrguer

Meu marido é apaixonado por hambúrguer! Ama tanto sair para comer, quanto fazer em casa.

É uma ótima opção para receber os amigos em uma noite de futebol ou UFC, que tal aprender algumas receitinhas?

 

Hambúrguer de Carneiro
Hambúrguer de Carneiro

 

Hambúrguer de Carneiro – Ingredientes para cada hambúrguer:

– 200g de lombo de carneiro moído 2x (pedir para tirar o osso e moer com a gordura, que deve corresponder a cerca de 30% da carne)
– Sal
– Pimenta do Reino
– 2 fatias de queijo (prato, cheddar ou gruyère)
– Pão para hambúrguer
– Maionese (receita de maionese caseira abaixo)
– Cogumelos em fatias finas (pode ser shiitake ou portobelo fresco) – preparo abaixo
– Alecrim picadinho
– Bacon em tirinhas crocantes (assar como preferir: micro-ondas, forno, frigideira)
– Tomate em rodelas
– Alface americana
– Azeite de oliva aromatizado com alho (receita abaixo)

Preparo:

– Misturar muito bem a carne com sal e pimenta do reino.
– Moldar em formato de hambúrguer e grelhar na churrasqueira quando o fogo estiver em brasa. Quando os dois lados estiverem dourados, colocar o queijo em cima para derreter.
– Cortar o pão ao meio, regar as partes de dentro com um fio de azeite de oliva de alho e dourar em uma frigideira.
– Montar o hambúrguer passando maionese dos dois lados, os cogumelos em baixo, alface, tomate, hambúrguer com queijo, bacon e pão.

• Cogumelos: Em uma frigideira, adicionar uma colher bem cheia de manteiga, o alecrim picadinho e refogar o cogumelo até murchar. Adicionar sal e pimenta do reino.

 

Hambúrguer de Costela
Hambúrguer de Costela

 

Hambúrguer de Costela – Ingredientes para cada hambúrguer:
– 200g de costela ripa moída 2x (escolher um pedaço magro, pedir para tirar a carne do osso e moer com a gordura junto. O ideal é que a gordura corresponda a cerca de 30% da carne.)
– Sal
– Pimenta do Reino
– 1 colher (chá) de molho Frank´s RedHot BBQ + 1 colher (sopa) para pincelar o hambúrguer
– 2 fatias de queijo Prato ou Cheddar
– Pão australiano para hambúrguer
– Maionese (receita de maionese caseira abaixo)
– Cebola caramelizada (receita abaixo)
– Bacon em tirinhas crocantes (assar como preferir: micro-ondas, forno, frigideira)
– Tomate em rodelas
– Alface americana
– Azeite de oliva aromatizado com alho (receita abaixo)

Preparo:

– Misturar muito bem a carne com sal, pimenta do reino e o molho Frank´s.
– Moldar em formato de hambúrguer e grelhar na churrasqueira quando o fogo estiver em brasa. Pincelar molho Frank´s dos dois lados para grelhar. Quando estiver dourado, colocar o queijo em cima para derreter.
– Cortar o pão ao meio, regar as partes de dentro com um fio de azeite de oliva de alho e dourar em uma frigideira.
– Montar o hambúrguer passando maionese dos dois lados, a cebola caramelizada em baixo, alface, tomate, hambúrguer com queijo, bacon e pão.

• Cebola caramelizada: Descascar a cebola, cortar ao meio e depois em finas fatias no formato de meia lua. Colocar na frigideira com 1 colher (sopa) de manteiga, depois de dourar um pouco, adicionar 1 colher (sopa) de shoyu e um fio de mel. Deixar em fogo baixo até murchar bem, mexendo quando necessário.

OBS: Não usamos o pão australiano esse dia pois não tivemos tempo de encomendar, mas ele combina mais com esse hambúrguer.
Aqui em Curitiba você pode encomendar na Panetteria Maiochi, que fica no Portão. Sob encomenda, eles fazem vários tipos de pão para hambúrguer… Meio que o que você pedir, tem! Rsrs

Maionese Caseira
Maionese Caseira

 

Usar maionese caseira (de preferência temperada) no hambúrguer, é meio que obrigatório: Faz toooda a diferença. Na foto acima, a maionese verde é com cebolinha verde, e a laranjinha com páprica defumada. Vou ensinar a básica, e essas duas pra vocês:

  • No liquidificador, juntar um ovo inteiro cru e uma gema crua, 1 colher (café) de mostarda dijon, ½ limão espremido, sal, pimenta do reino e adicionar óleo (canola, milho ou girassol) até tomar consistência. Eu gosto de usar metade óleo, metade azeite de oliva, mas não é obrigatório.

Para temperar…

  • Se quiser maionese verde, adicionar algumas folhinhas de salsinha e 4 talos de cebolinha verde para bater junto ou pulsar depois de pronta.
  • Se quiser maionese de páprica, adicionar 1 colher (cafézinho) de páprica DEFUMADA para bater junto. No pacotinho da minha páprica defumada diz picante, mas não é ardida não.
  • Dependendo dos seus gostos, e do hambúrguer que está fazendo, pode brincar com os temperos na maionese. Por exemplo, se servir um hambúrguer de frango, já pensou que legal uma maionese com curry? Ou em um hambúrguer de carneiro, a maionese com alecrim…?! Dá pra inventar o que você quiser, basta tomar o cuidado de adicionar aos pouquinhos, para que não fique forte demais e o tempero roube o sabor da maionese.

 

  • OBS: Essa receita rende para mais ou menos 6 hambúrgueres (o potinho maior da foto, ou 4 dos menores). Se estiver fazendo para mais gente, tem que fazer duas receitas, ou colocar ¼ de xícara de leite, assim, demora um pouco mais para tomar consistência, você adiciona mais óleo, e ela rende mais.

 

Pão Tostadinho
Pão Tostadinho

Na minha opinião, um pão tostadinho faz uma grande diferença em qualquer sanduíche! Como eu já expliquei acima, para hambúrguer eu gosto de passar azeite aromatizado com alho e dar uma “esfregadinha” na frigideira. A foto abaixo, está meio feinha, mas resolvi colocar mesmo assim para explicar pra vocês como fazer o azeite de alho, é muitoo fácil, e eu sempre tenho em casa! Uso quase todos os dias…

 

11166068_918759751507571_2058597846_n

 

Azeite Aromatizado com alho (ou com o que você quiser)
– Comprar o azeite de oliva de sua preferência, tirar a tampinha e colocar o azeite em uma leiteira apenas para amornar (atenção: nem sonhe em ferver esse azeite! É apenas uma aquecida rápida!). No vidrinho do azeite, adicionar cerca de 3 dentes de alho descascados e cortados ao meio. Voltar o azeite para o vidro. Espere esfriar para tampar e guardar.

OBS: Você pode aromatizar azeite com várias coisas: ervas de sua preferência, como alecrim, manjericão; casca de limão siciliano, pimenta, pode usar um ingrediente só, ou combinar vários… Faça… Tenho certeza que você vai amar!

 

Espero que tenham gostado dessas receitinhas, que façam com seus amigos e se divirtam muito nas noites em turma! Assim como nós nos divertimos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =