03 dez. 2015

Omelete (e sobre ovos)

Omelete – e sobre ovos.

Gente, se tem uma coisa que é chata, é pensar no jantar do dia a dia, né? Geralmente a gente já está cansada do dia inteiro, muita gente chega tarde do trabalho, não tem como ficar todos os dias horas na cozinha depois de um dia todo…

Além disso, sempre tem aquela preocupação de não comer muita porcaria, e deixar as calorias, gorduras e empenho para refeições elaboradas, não é mesmo?

Então você que se identifica, vem comigo nesse omeletinho para o jantar que é facinho e uma delícia. O recheio é apenas sugestão, você pode fazer do que quiser, ok?!

 

Omelete


Ingredientes (Para 1 pessoa)

– 2 ovos
– 2 colheres (sopa) de leite integral
– Sal
– Pimenta do Reino
– 1 fiozinho de azeite de oliva (uso sempre aromatizado com alho que eu faço)
– 1 fiozinho de óleo de canola (ou o que você estiver usando na sua casa)

Recheio Caprese

– ½ tomate italiano sem semente cortado em tirinhas ou cubos (pode ser tomate cereja cortado ao meio)
– 2 colheres (sopa) de queijo cottage (geralmente se usa mussarela de búfala em recheio Caprese, usei esse por ser mais light)
– Folhinhas de Manjericão

Preparo:

– Com um garfo, bata até incorporar muito bem os ovos, leite, sal, e pimenta do reino.
– Coloque uma frigideira em fogo médio e coloque um fiozinho de azeite e de óleo (bem, bem pouquinho, só pra untar).
– Coloque os ovos, e espere alguns minutinhos até dourar por baixo (é bem rapidinho!). Solte as pontinhas com uma espátula para ver se já está douradinho.
– Sem muita demora para que não cozinhe demais e endureça muito a parte de cima, coloque o recheio na metade do omelete: nesse caso, o queijo, tomate, folhinhas de manjericão, uma pitadinha de sal e pimenta. Dobre a outra metade para cima do recheio, em formato de meia lua, como na foto. Se quiser pode virar para dourar mais um pouquinho, se não é só colocar no prato e salpicar umas folhinhas de manjericão para decorar.

Dicas:

– Com muita, muita fome, você pode comer o omelete acompanhando uma saladinha verde.
– O recheio pode ser do que você quiser. Geralmente se eu faço de alguma coisa que precisa de um pouquinho mais de cozimento, como algum legume, carne, frango, cogumelo, etc, eu refogo antes na frigideira que vou fazer o omelete, retiro e reservo o recheio, e depois eu faço o omelete ali mesmo. Caso você fique com receio de que algum restinho possa queimar, basta passar um papel toalha.

* Outras opções de recheio *

– Cogumelos: Shiitake ou shimeji (ou os dois) cortados em tirinhas. Na frigideira doure 1 dentinho de alho bem picadinho, refogue os cogumelos, adicione umas gotinhas de shoyu, pimenta do reino, sal (se necessário), e finalize com cebolinha verde bem picadinha. Deixe secar a água, retire, reserve, e siga com o passo a passo do omelete.

– Abobrinha verde em cubinhos bem pequenos ou rodelinhas finas. Na frigideira doure 1 dentinho de alho bem picadinho, refogue a abobrinha até amolecer um pouquinho, adicione sal, pimenta do reino, finalize com cheiro verde bem picadinho. Retire, reserve, e siga com o passo a passo do omelete.

– Espinafre: Esse o processo é um pouquinho diferente. Lave e pique mais ou menos 1 xícara de espinafre bem miudinho. Coloque o espinafre em um bowl, acrescente 4 ovos, sal, pimenta do reino e bata bem com um garfo. Coloque a frigideira em fogo alto com um fio de azeite (uso com alho) e um fio de óleo. Despeje os ovos com espinafre na frigideira, espere começar a fritar, e com uma colher ou espátula, puxe os ovos das bordas para o centro, repetindo esse processo algumas vezes. Quando você notar que já está douradinho em baixo, pegue um prato e vire o omelete nele (como se estivesse desenformando um bolo). Agora volte para a frigideira, com o lado mais cru para baixo, até que fique douradinho também.

PLUS

(Haha) Como muitas meninas vieram me perguntar como eu faço aquele ovo mexido (que postei com pão francês), resolvi aproveitar o post para explicar pra quem também quiser saber: na frigideira antiaderente já aquecida em fogo alto, adicione um fio de óleo (canola, soja, milho, qualquer um). Coloque 2 a 3 ovos, uma pitada de sal, e mexa puxando o que está nas bordas para o centro, colocando o de baixo para cima, desliga quando chegar no ponto que gostar. Eu gosto mais molinho, mas se vc gosta mais firme é só continuar até dar seu ponto. Amo com pão ou com arrozinho branco… Huuumm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × dois =