03 dez. 2015

Ostras Gratinadas

Eu sei que você que gosta, sempre quis fazer… Mas sempre pensou que fosse muito difícil… Então venho eu com uma boa notícia: É super fácil!!! Um pouquinho trabalhoso por ter que lavar, cozinhar e abrir, mas nada, nada difícil…

 

IMG_2178

Ostras Gratinadas:

Ingredientes:

– Ostras (né?!) na concha fechada fresca
– Manteiga
– Azeite de oliva
– Queijo Parmesão ou Grana Padano ralado
– Cebolinha verde picada fininha
– Sal e Pimenta do reino a gosto
– Água fervente para cozinhar
– Requeijão cremoso (opcional)

Preparo:

– Lave as conchas uma a uma em água corrente com a ajuda de uma escovinha.
– Coloque-as na água fervente até as conchas se abrirem levemente, e então retire da água e abra manualmente. Caso ainda não queira abrir, volte mais um pouco para a água fervente.
– Com as conchas abertas, descarte a vazia, e acomode as que têm a ostra em uma forma que vá ao forno.
– Coloque uma raspinha de manteiga ( ½ colher de cafezinho), um fiozinho de azeite de oliva, salpique sal e pimenta do reino, o queijo ralado e a cebolinha verde, e leve ao forno até o queijo derreter e dourar levemente.

Dicas:

– O requeijão, coloca 1 colher de chá antes do queijo e da cebolinha quem gosta da ostra mais cremosa. Fica muito bom também!
– Tem lugares que enchem a concha de molho branco e gratinam… Eu particularmente não gosto desse jeito, acho que se perde muito sabor e textura da ostra, além de ficar enjoativo e pesado. Esse preparo é mais leve, e muito mais saboroso.

2 comentários em “Ostras Gratinadas

  1. Bruninha querida, como aquela menina doce, linda, de palavras meigas, se tornou uma mulher admirável? Lembro-me de quando dava aula à você, parece ontem….Amo sua “cozinha”…Gostaria de “receitinhas” de pratos com bacalhau, vc tem???
    Beijinhos…
    Tânia

    1. Profe, doces palavras são essas que você escreveu para mim, obrigada pelo carinho!
      Sei fazer poucos pratos com bacalhau, e os que sei, não tenho nenhuma foto para conseguir publicar… Mas tenho muitas receitas em mente para testar e compartilhar com vocês, como folhado, quiche, arroz, entradinhas, tudo com bacalhau.
      Minha sogra ama, e a medida que for fazendo para ela aqui em casa, registro tudo e compartilho com vocês!

      Um beijo grande e obrigada pela companhia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =