08 abr. 2016

Queijos e vinhos para dois

Ontem eu montei uma mesa de frios com Queijos e Vinhos para eu e meu marido passarmos uma noite gostosa na companhia um do outro, mas além de uma opção romântica, Queijos e Vinhos é um ótimo tema para receber amigos também.

Além disso, como praticamente tudo é comprado pronto, não dá tanto trabalho, a não ser pela montagem das tábuas de frios, que tem que ser caprichadas! Venham comigo ver essa

 

Mesa de Queijos e Vinhos

 

queijos e vinhos para dois
Queijos e Vinhos para dois

 

Vamos ver os detalhes?

 

Tábua de frios com queijos, azeitonas e amêndoas defumadas
Tábua de frios com queijos, azeitonas e amêndoas defumadas

Nessa tábua coloquei queijo Taleggio cortado, azeitonas defumadas, amêndoas defumadas, e um queijo duro.

O Taleggio é um queijo de interior mole, lembrando um pouco o brie. O queijo duro que servi foi o Picobello Vermelho (extra maturado), mas também pode ser Parmesão, Grana Padano, Prima Donna vermelho (amo!) As azeitonas defumadas eu trouxe da Argentina, e achei uma delícia, eu adoro comprar azeitonas na Argentina. As amêndoas defumadas aqui em Curitiba eu encontro com facilidade no Mercado Municipal e em alguns empórios “gourmet” que vendem castanhas e outras delícias a granel (como o Armazém Seu Luiz e a Queijos e Vinhos Delicatessen)

 

Tábua de queijo Burrata, presunto de parma, tomatinhos cereja e pão.
Tábua de queijo Burrata, presunto de parma, tomatinhos cereja e pão.

 

 

Nessa tábua maior, coloquei pão cortado em fatias para acompanhar os queijos, mas a estrela dessa tábua foi a Burrata, que servi acompanhada de tomatinhos cereja temperados com sal, pimenta do reino, azeite de oliva e um pouquinho de balsâmico cremoso, e presunto de parma. Os galhinhos de alecrim eram apenas decorativos. Ah, já sei! Você quer saber o que é Burrata, né?! Vamos falar sobre ela olhando um pouco mais de pertinho:

 

Burrata cortada
Mozzarella Burrata cortada: Interior cremoso

 

A burrata é um queijo delicado e suave. Feita principalmente de leite de búfala, tem uma casca de mussarela e o interior cremoso. Deve ser servida fria, e além de antepasto, pode ser usada também em saladas. Meu marido é apaixonado por esse queijo.

 

A "tábua da Burrata" de outro ângulo...
A “tábua da Burrata” de outro ângulo…

 

Brie com Caramelo Artesanal
Brie com Caramelo Artesanal

 

Esse brie ficou um espetáculo. Depois de eu consertar a bobagem que eu fiz, é claro… Rsrs Acontece que eu salpiquei muita Flor de Sal em cima dessa peça de brie que cobri com um caramelo artesanal MA-RA-VI-LHO-SO da Vilagridoce, e ficou muito, muito salgado. Resultado: tive que tirar o sal (passando o queijo por água fria corrente e secando com papel toalha) e depois cobri novamente com MUITO caramelo delicioso. As barquinhas são para acompanhar o brie, servindo de base para ele.

 

12991927_1117879981595546_808185803_o

 

No pratinho acima, fiz uma misturinha para passar no pão ou crostinis que aprendi em Buenos Aires. Basta misturar uma colher de queijo Parmesão ou Grana Padano ralado, uma gotinha de pimenta, uma gotinha de balsâmico e azeite de oliva.

 

12959346_1117880014928876_1668175198_o

 

A ultima “graça” da noite, foi esse fondue da Nugali Chocolates (que confesso que não conseguimos comer nesse dia, era muita comida para dois… Rsrs). Esse fondue de chocolate vem em um potinho de cerâmica, e basta aquecer no microondas para estar pronto para consumir. Para acompanhar, morangos, maçã, ponkan e banana. As frutas estavam inteiras para que não ficassem escuras enquanto a gente não comesse.

 

12959489_1117880054928872_310102350_o

 

Mais uma fotinho da visão geral da mesa para vocês verem… E ai, o que acharam? Uma ótima ideia para uma noite gostosa a dois, não é mesmo?!

6 comentários em “Queijos e vinhos para dois

  1. Vc faz essa mesa pra vender?
    Estou de mudança para Curitiba. Faço 1 ano de casada dia 25 de agosto.
    Quero muito essa mesa, mas não tenho “habilidades” para montá-la sozinha. Me ajuda, por favor!!!

  2. Oi Bruna! Seu blog e seu instagram são muito legais, já estou seguindo! 😀
    Adorei a explicação de tudo, mas faltou uma coisinha para quem (como eu) nunca comeu burratta hahaha Vai que um dia me deparo com uma tábua linda dessas e não vou saber o que fazer hehehe Então, como comer? Pega com uma espátula? Ou passa o pãozinho como se fosse um molho? Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + quatro =