09 dez. 2015

Risoto a La Pasta

Esse risoto é sem dúvida o melhor que já fiz e já comi… A receita é inspirada em um risoto que comi em um dos meus restaurantes preferidos: La Pasta Gialla! Confesso que ficou muito fiel ao prato original, e as vezes que fiz foi só aprovação!

 

Risoto de linguicinha, funghi, mascaropone e alecrim.
Risoto de linguicinha, funghi, mascaropone e alecrim.

 

Essa foto é da primeira vez que fiz… O ideal, é que o risoto fique um pouco mais escurinho do que esse (colocando mais funghi), por isso ajustei a receita como julguei que ficou perfeita, e disponibilizo pra vocês:

Risoto de Linguicinha, Alecrim e Mascarpone

Ingredientes:

– 500g de arroz arbóreo ou carnaroli (uso sempre Paganini ou Caldo Bom)
– 1 pacote pequeno de funghi secchi
– 1 pacote pequeno de funghi porcini
– 1 pacote pequeno de cogumelo shiitake desidratado (pode ser freco também)
– 1 pacote (4 unidades) de Linguiça Portuguesa Primor cortada em rodelinhas
– 1 ½ cebola bem picadinha
– 4 dentes de alho bem picadinhos e + 3 descascados e inteiros
– Manteiga
– Azeite de oliva
– 5 Ramos de alecrim fresco + 6 ramos desfolhados e picadinhos
– Cebolinha verde (da fina) bem picadinha
– 1 xícara de vinho branco seco
– 1 pote de mascarpone (250g)
– 1 xícara quase cheia de Queijo Grana ou Parmesão ralado
– 1 ½ litros de caldo de galinha ou legumes quente

Preparo:

– Lavar todos os cogumelos várias vezes em água corrente, e hidratar por 30 minutos em água morna. Cerca de 250 ml de água morna é o suficiente. Depois tirar os cogumelos e picar. Passar a água por um coador de café – vamos usar no risoto.
– Dourar levemente a linguicinha (não precisa por azeite) com os dentes de alho inteiros e alguns (5) ramos de alecrim. Reservar a linguicinha e descartar o alho.
– Na mesma panela, dourar o alho e a cebola na manteiga e azeite, adicionar os cogumelos já cortados. Refogar por alguns segundos e adicionar o arroz e o alecrim picadinho.
– Refogar um pouco o arroz, adicionar o vinho, esperar por alguns segundos para evaporar o álcool, adicionar a água em que os cogumelos foram hidratados, e proceder adicionando conchas de caldo e mexendo até o ponto em que desejar o arroz – o ideal é al dent.
– Finalizar adicionando uma concha de caldo, a linguicinha previamente preparada, o mascarpone, o queijo ralado e a cebolinha verde. Misturar muito bem e fechar a panela por 2 minutos antes de servir.

Dicas:
– Se na sua cidade você não encontrar mascarpone, o ingrediente que julgo mais parecido com ele para substituir é o cream cheese.
– Para fazer 1kg de risoto, dobrar todos os ingredientes. Caso mantenha 250g de mascarpone, adicione mais queijo e manteiga para finalizar.
– Receita de Caldo Caseiro para Risoto aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =