11 abr. 2016

Batata Gratinada no Ramekin

Essa batata gratinada que fiz para um jantarzinho meu e do meu marido ficou uma delícia, super temperada. MAS, eu ainda prefiro a receita de batata gratinada da minha mãe… Então hoje tem essa, e assim que fizer, posto a da mamãe, ok?!

 

Batata Gratinada ao forno
Batata Gratinada ao forno

Ingredientes para Batata Gratinada:

– 2 batatas médias muito bem lavadas e cortadas em fatias fininhas (se você quiser pode descascar, eu gosto de usar com a casca)
– 3 colheres bem cheias de nata
– Leite
– 1 colher (sopa) de manteiga
– Queijo Parmesão ou Grana Padano Ralado
– Outro queijo de sua preferência ralado
– 4 folhas de louro
– 2 dentes de alho (grandes) amassados com casca e tudo
– Uma erva de sua preferência (usei tomilho)
– Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Preparo da Batata Gratinada:

– Com as batatas limpas e cortadas, vamos começar a montagem: Tempere as fatias de batata com sal, pimenta do reino e noz moscada.
– Unte a travessa ou ramekin que você for servir com manteiga.
– Adicione um tantinho de leite no fundo (apenas para “forrar” a travessa com o leite e não queimar as batatas).
– Monte camadas assim: batata, nata, queijos, batata, nata, queijos… Termine com uma camada de batatas e por cima uma camada generosa de nata e queijos e adicione mais um fio de leite nas laterais.
– Coloque nas laterais as folhas de louro, e em cima os alhos batidos e a erva que você escolheu.
– Tampe com um papel alumínio e leve ao forno (pré-aquecido) por cerca de 40 minutos em 180º C. Depois desse tempo, tire o papel alumínio, aumente o fogo, e deixe dourar bem.

Dicas Rápidas:

– Essa receita tem quantidade ideal para duas pessoas quando servida como acompanhamento. Caso for servir mais gente, conte uma batata média por pessoa e aumente proporcionalmente as quantidades de queijos, leite, e nata.
– Eu montei em panelinhas individuais, mas pode usar uma travessa pequena.
– Não é “obrigado” a usar dois tipos de queijo (rsrs). Se quiser um sabor mais suave, pode ficar apenas com o parmesão, ou adicionar mussarela. Caso queira variar o sabor, trazendo algo mais forte, você pode usar Provolone, Gruyère, Ementhal, Gorgonzola…
Tire vantagem de uma receita que pode ser preparada com antecedência: Deixe pronto horas antes, e tenha o trabalho apenas levar ao forno 1 hora antes de servir. Isso ajuda a manter o clima do jantar romântico, te libera para conversar com seus convidados ao invés de ficar cozinhando, além de diminuir a louça suja na hora da refeição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 19 =