30 ago. 2017

Receitinha Express de Batatas Dominó inspiradas em Francis Mallmann

Essas Batatas Dominó são inspiradas na receita do incrível chef Francis Mallmann!

Inspiradas pois a receita original leva manteiga clarificada e menos ervas, alho, etc. Além disso, minha batata estava pequena demais para o meu gosto, rsrs. Então se quiserem buscar essa receita é só colocar “Batata Dominó Francis Mallmann” no Google! Inclusive, encontrei esse post super legal sobre elas!

 

Ah, e sobre o chef: Quem não conhece, recomendo que passe a conhecer! Bem resumidinho, ele é argentino e especialista em carnes e legumes feitos principalmente na brasa. Considerado um mestre pela turma que adora um bom churrasco, tem restaurantes no Uruguai e Argentina, o livro Siete Fuegos e um episódio dedicado à ele na série CHEF’S TABLE do Netflix (Temporada 1, episódio 3).

 

Batatas Dominó
Batatas Dominó

 

Eu fiz Batatas Dominó assim:

 

  •  Lavei e cortei 4 batatas de maneira que cada uma virasse um retângulo. Ou seja, corta todos os lados e as bordas. Depois corta em fatias fininhas.
  • Untei com manteiga e um pouquinho de azeite de oliva o fundo de uma frigideira inteira de ferro (pode ser em forma, refratário, o que tiverem).
  • Coloquei as batatas arrumadinhas em fileiras como na foto. Por cima pincelei manteiga derretida, sal, pimenta, galhinhos de ervas frescas e dentes de alho amassados com casca e tudo.
  • Levei ao forno médio pré aquecido e deixei até que ficassem cozidas al dent (não marquei tempo, tem que espetar para ver). Então descartei os alhos e ervas, e liguei o grill/dourador para dar uma corzinha em cima. Assim que dourou, retirei e servi.

 

Batatas Dominó
Batatas Dominó

 

OBS:

 

  • O melhor é fazer com manteiga clarificada, pois ela queima bem mais devagar. Eu não tinha e usei manteiga comum derretida.

 

 

Quem fizer volta para me contar, tá bom?!

 

Beijos,

Bru.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 9 =